top of page

3 dicas de como reorganizar seus estudos durante o período de pandemia

Atualizado: 2 de mai. de 2020



Caro estudante,

Infelizmente estamos passando por tempos realmente difíceis. Estamos atravessando um momento incerto e angustiante; e o estudante de concurso, que já sofre com esses dois sentimentos diariamente, agora está ainda mais preocupado.


Pensando nisso, separei algumas dicas de estudo que acredito que possam ajudar bastante durante esse período, afinal, não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes. É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.



1. Não se cobre tanto


A primeira dica que gostaria de passar é: não se cobre tanto! Está praticamente impossível estudar como antes. Todos nós tínhamos a nossa rotina de academia, sala de estudos, trabalho, lazer... e tudo isso nos possibilitava estudar de maneira tranquila e eficaz. Claramente a situação agora não é mais a mesma, por isso, não adianta exigir que o seu corpo e a sua mente trabalhem da mesma forma.


2. Crie uma nova rotina


Uma vez superado esse sentimento de insatisfação com seu rendimento nos estudos, tente, antes de qualquer coisa, criar uma rotina. Assim, continue acordando na hora de sempre (ainda que você não comece a estudar no mesmo horário). Crie um tempo só para estudo, para os trabalhos domésticos, para ficar com a família, assistir jornais/ver as notícias. Isso irá ajudar muito seu cérebro a se concentrar na hora certa.


3. Tempo de estudo


Com relação ao tempo de estudo, é muito importante que você comece estabelecendo metas pequenas. Se você está tendo dificuldade para estudar, não adianta estipular metas de 6 ou 8 horas diárias. Isso apenas gerará um sentimento de frustração, visto que será impossível se dedicar por todo esse tempo.

Comece com metas pequenas, de 2 horas ou até mesmo 1 hora. Depois de uma semana, caso você tenha conseguido cumprir a meta todos os dias estipulados, aí sim você pode pensar em aumentar (sempre aos poucos também).


Ressalto, que muitas pessoas se sentem culpadas em delimitar apenas 1 hora por dia para os estudos, mas, se você conseguir estudar bem nessa 1 hora, esse estudo irá ser muito mais produtivo do que 5 horas mal estudadas. Além disso, a sensação de dever cumprido servirá de grande estímulo para que você volte a estudar com força total.


Nesses tempos difíceis, é válido também começar estudando apenas as matérias que você mais gosta e, depois de um tempo, você vai acrescentando outras matérias.

O mais importante agora é não se desesperar. Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.



37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page